Estimule Brincando.

  • 0

Estimule Brincando.

Olá amigos!

Vamos falar das férias: momento em que as crianças estão em casa e querem se divertir 24 horas por dia! Pode ser que uma grande maioria tenha dificuldade para organizar a rotina e ter criatividade para tantas brincadeiras.

 

Quer uma dica legal?

BOLHA DE SABÃO.

Ah… Mas isso só pode ser bobeira!!! Claro que não. Vou te explicar.

 

Nessas férias estimule brincando

 

Quando a criança faz um bico para assoprar, ela está preparando a musculatura de bochechas, lábios e língua para a articulação correta dos fonemas, está exercitando os músculos para mastigação, deglutição e sucção e também está trabalhando a respiração. Ao assoprar, ela precisa controlar o fluxo de ar que sai da boca para que a bolha não estoure. Precisa que o ar saia corretamente, ou seja, que inspire profundamente e expire vagarosamente. Quando ela percebe que conseguiu a força correta de sopro e consegue fazer uma bolha grande, a criança fica muito feliz, com a autoestima lá no alto e cheia de motivação para mais uma vez. E outra vez. E só mais a última vez.

 

Agora cabe a você organizar a pontuação para saber:

  • Quem consegue fazer mais bolhas em um determinado tempo;
  • Quem faz o maior bico para assoprar;
  • Quem assopra a bolha mais alta;
  • Quem consegue fazer a maior bolha;
  • Ou então, quem simplesmente consegue brincar de fazer bolhas de sabão e se divertir.

 

Organize um delicioso lanche e aproveite o dia para trabalhar a musculatura de lábios e bochechas: use suco ou iogurte (daqueles de garrafinha) com canudo. E não se esqueça: nessa brincadeira você não pode usar os lábios apertados para sugar. Todos devem fazer bico! (igual ao da foto).

 

Assim, você estimula a musculatura orofacial sem que as crianças percebam. Trabalha a coordenação e controle respiratório. Auxilia na articulação dos sons “ch” de chuva e “g” de gelo ou jogo.

 

Desejo férias perfeitas!!!!

um abraço enorme!

Guaciara

#guaciarafornaciari #doutoraescola #fonoaudiologia


Deixe uma resposta