Telefone sem fio: brincadeira para estimular a fala e audição.

  • 0

Telefone sem fio: brincadeira para estimular a fala e audição.

 

Telefone sem fio

Quem nunca brincou de Telefone sem fio?

Ou com fio? 

 

Costumo dizer que essa é uma brincadeira “de Fono”, pois em uma simples diversão podemos alcançar muitos objetivos para estimular a fala e audição.

Primeiramente, a alegria de montar seu próprio brinquedo. Hoje a maioria das crianças vive cheia de brinquedos caríssimos, com tantos acessórios (que se perdem em uma semana!) e muitos aparelhos tecnológicos. São legais e importantes? Claro! Mas nada substitui a “mão na massa” e o prazer de participar da construção.

A criança só sabe valorizar aquilo que faz parte da sua vida.

Óbvio né?  Então vamos pensar mais no óbvio!!!

Temos também o falar baixinho, esperar a sua vez de falar, controlar a ansiedade, o ouvir com atenção, se concentrar no amiguinho, decodificar o que ouviu, associar o que ouviu, raciocinar, emitir a resposta, articular bem para que o próximo entenda, tampar a boca para que ninguém tente trapacear, não se atrapalhar com o barulho dos amigos quando vai ouvir a mensagem no ouvido, inventar uma outra palavra quando você não imagina o que o outro falou e, se você for o último, falar em voz alta sabendo que todos vão rir e achar engraçado. Nisso podemos trabalhar aspectos emocionais, como segurança, confiança, autoestima, saber perder, aceitar errar, compartilhar liderança… e por aí vai.

Viu só que interessante?  São muitos resultados alcançados e estimulados em uma brincadeira aparentemente simples, sem recursos caros. Você só precisa de alguns minutinhos. Podemos fazer muito para estimular nossas crianças, com quase nada!

Espero que aproveite essa dica e articule bem as palavras com o seu filho nessas férias. Ensino-o a falar dando exemplos durante a brincadeira. Não é necessário dizer “não é assim, filho!” Apenas diga o correto: Ah… você quer o telefone agora! Ou agora é a sua vez. E não se esqueça de esperar o tempo de resposta dele. Não se afobe. Tenha paciência. Algumas crianças são observadoras e demoram mais para responder.

Esperar… é um ótimo desafio para adultos!

Um abraço enorme!!!!

Com carinho, Guaciara

 

#guaciarafornaciari

#doutoraescola

#fonoaudiologia


Deixe uma resposta