Bom dia pessoal!!!

Após a última publicação (sobre as 40 características do DPAC), algumas pessoas me perguntaram como é possível em uma mesma dificuldade aparecer um sintoma de agitação excessiva e ao mesmo tempo a criança ser introspectiva e deprimida (itens 18, 19 e 20) ou a criança ter a necessidade de falar sem parar e ao mesmo tempo ter vergonha de falar (itens 18, 22 e 23).

Então hoje eu vou esclarecer:
E agora- Criança ativa ou passiva-
Existem duas situações que eu considero importantes na identificação do Distúrbio de Processamento Auditivo Central: a pessoa ativa e a pessoa passiva.
***Pessoa ativa é aquela que no caso do processamento auditivo se confunde com a hiperatividade. Demonstra agitação, é impulsiva e não pensa para agir, tem necessidade de falar o tempo todo, é repetitiva, não termina os assuntos, interrompe a conversa das pessoas, mexe-se muito na cadeira, senta-se sobre os pés, tem o traçado dos desenhos grandes, a letra também é grande, não gosta de fazer letra cursiva, entre outros sintomas.
***Pessoa passiva é aquela que se confunde com a deprimida, lenta ou “preguiçosa”. Logicamente esse não é o termo correto. Falo aqui em uma linguagem simples, para que você não tenha dúvidas e, de fato, eu possa te ajudar a identificar. É a pessoa que fica te olhando enquanto você fala, mas está “no mundo da lua”, demonstra dificuldade para iniciar atividades, não se interessa por jogos e brincadeiras que necessitem de muitas regras, tem poucos amigos, deita-se sobre a mesa para fazer tarefas escolares, entre outros.

Agora você conseguirá ver claramente a diferença e, se ainda tiver dúvidas, mande uma mensagem para trocarmos informações.

Grande abraço e até a próxima.

Gratidão.
Guaciara 😉